COMO LIMPAR UM FORNO ELÉTRICO?

Fornos são itens indispensáveis em qualquer cozinha, por serem práticos, funcionais e compactos. No entanto, para que a funcionalidade e a durabilidade se estendam por longo tempo, é preciso ter uma atenção significativa com a limpeza deles – deve ser feita regularmente, e seguindo as recomendações dos fabricantes, isso é essencial.

Para te auxiliar nessa tarefa, separamos algumas dicas, para que que seja possível manter o seu forno elétrico com aspecto de novinho por muito mais tempo.

 

LIMPEZA DA PARTE EXTERNA

Essa parte não ocupa mais do que 5 minutos, ou seja, o processo é bem rápido. Para começar, a limpeza de qualquer eletrodoméstico precisa ser iniciada pela parte externa do aparelho. Assegure-se, primeiramente, de que ele está desconectado da tomada (para que não haja o risco de choques elétricos).

Também se certifique de que o forno esteja frio, nada de trabalhar com ele aquecido, ou preaquecido (circulam mitos de que isso facilita a manutenção, ao contrário, pode ocasionar danos no aparelho, ou mesmo queimaduras nas mãos de quem estiver executando a limpeza).

Separe um pano de microfibra para essa tarefa (outros tipos de tecido podem ocasionar riscos aos acabamentos cromado e inox). Passe-o por toda a área externa, com algum produto de limpeza neutro.

Caso fique na dúvida, use o infalível detergente – barato e acessível. Nada de saponáceos, estes são reservados para retirar gordura pesada de fogões e outras áreas da cozinha. Agora, se quiser se livrar, de verdade, de qualquer bactéria ou vírus que porventura possa ter sobrevivido à superfície, um pouco de álcool líquido 70% também serve. Mas, não se esqueça de retirar os resíduos com folhas de papel toalha – se não o fizer, ficarão aquelas manchas desagradáveis aos olhos.

 

 E OS VIDROS, COMO LIMPÁ-LOS?

A limpeza dos vidros dos fornos é um pouco mais delicada. Isso porque o ideal é recorrer a limpadores específicos, há no mercado vários produtos com essa especificidade. Algumas marcas, inclusive, disponibilizam em embalagens com borrifadores, o que ajuda bastante.

Caso não encontre nas redes de supermercado, vai uma dica caseira: 100 ml de vinagre, acrescente 1 colher de sopa de bicabornato de sódio, e voalà! Borrife no vidro, sem excessos, e retire com folhas de papel toalha, elas auxiliam na eliminação dos resíduos. O bicabornato tem o poder de dissolver possíveis manchinhas de gordura que estiverem na parte externa do vidro (o mesmo ritual pode ser usado para a sua parte interna).

 

LIMPANDO O INTERIOR DOS FORNOS ELÉTRICOS

Regra geral: retire as grelhas e as bandejas do interior. Feito isso, é preciso verificar se o seu forno elétrico possui ou não a função autolimpante. Nos modelos mais modernos, isso é praticamente uma regra. Se você não se lembrar, e a indicação dessa funcionalidade estiver apagadinha no visor, recorra ao manual.

 

FORNO AUTOLIMPANTE

Como o próprio nome diz, essa é uma funcionalidade presente no forno, ou seja, ele se limpa sozinho, tudo o que a gente quer, não é mesmo? Ao retirar grelhas e bandeja, acione a opção no painel “autolimpante”, em seguida, o forno travará, automaticamente, e a temperatura dele subirá entre 420 e 490 graus Celsius. O forno fará todo o procedimento sozinho, de maneira automatizada.

Contudo, é preciso destacar que, em média, o forno autolimpante leva até 6 horas para concluir todo o processo. Quando apitar (eles dão esse sinalzinho), basta esperar que esfrie e remover as cinzas que ficarão depositadas ao fundo. Para isso, tenha em mãos uma pequena pá e escovinha. Finalize passando um pano úmido na parte interna do forno.

 

SE O FORNO NÃO É AUTOLIMPANTE?

Bem, caso o modelo de que você dispõe em casa, não tenha a função autolimpante, todos os cuidados já elencados previamente devem ser seguidos, e separe uma esponja macia para a limpeza.

Retire todos os restos de alimentos que possam estar no interior do forno, atentando-se para não arranhar as paredes dele. Passe a mistura de bicarbonato de sódio e vinagre (a mesma indicada para vidros!), porque ela é excelente na hora de dissolver gorduras. Depois, retire o excesso ainda com o lado macio da esponja, e por fim, passe um pano úmido para eliminar quaisquer resquícios que houver no interior do eletrodoméstico. Finalize com um pano seco.

 

E COMO DEIXAR GRELHAS E BANDEJAS LIMPINHAS?

Essas podem ser lavadas em água corrente com detergente comum. Agora, se houver gordura muito grudada, o ideal é contar com a ajuda de água morna. Não use as palhas de aço, pois elas tendem a arranhar as partes de inox e abrir fissuras onde vão sendo depositados resíduos que, em altas temperaturas, queimam e depois ficam quase impossíveis de serem retirados. Esfregue sempre com a parte mais grossa da esponja, mas fique atendo ao material que reveste a bandeja, se for antiaderente, terá que usar a parte mais macia.

 

MANTENHA SEMPRE LIMPO

Cuidados com os fornos devem ser diários (se o uso for intenso) ou semanal (caso o forno seja usado somente uma ou duas vezes por semana). Isso ajuda a mantê-lo limpo e facilita na hora de fazer aquela faxinona mais pesada.

Também atente para as travessas e formas usadas nos preparos dos pratos, porque se os tamanhos forem desproporcionais, automaticamente, haverá mais sujeira no interior do que o desejável. Assim sendo, remova resíduos imediatamente: pingou, retirou. E passe sempre ou detergente neutro ou vinagre (inclusive ajuda a eliminar odores do forno). Para tanto, proteja as mãos com luvas apropriadas.

Organize-se para efetuar uma limpeza semanal no forno, mesmo que ele tenha sido pouco usado. Evite queda de alimentos, mas se vier a ocorrer, não deixe para depois. O processo se tornará cada vez mais rápido, e isso garante a durabilidade do aparelho.

Também se habitue a proteger o forno de alimentos que espirram gordura como os assados, use sempre papel alumínio para cobri-los, retirando-o somente quando for dourá-los.

Por fim, não acrescente muito óleo a certos pratos, alguns já possuem naturalmente gordura, e essa espirra mesmo, é inevitável. Colocar a mais somente contribui para a dispersão no interior do forno e, claro, para acúmulo de sujeira.