MICRO-ONDAS

O QUE SÃO?

Micro-ondas são aparelhos emissores de ondas eletromagnéticas no entorno de 2.450 MHz, as quais são igualmente distribuídas em suas câmaras internas. Entretanto, como qualquer outro forno, o aquecimento dos alimentos se dá através da propagação, porém, nesse caso, por radiação eletromagnética em seu interior. Essa radiação é impedida de sair do aparelho, por causa de uma grade e uma caixa metálicas, as quais blindam a passagem das ondas para o meio externo, fenômeno chamado de blindagem eletrostática.

Uma vez iniciado o processo nesse sistema, as ondas eletromagnéticas promovem o aumento da frequência de vibração – ou a agitação – das moléculas de água e é essa excitação delas que faz o alimento aquecer. Vale lembrar que nem todas as moléculas são excitáveis por esse método, como alguns plásticos; e outros amplificam esse processo, como os metais. Em outras palavras, os micro-ondas cozinham e aquecem os alimentos, por meio do bombardeio de ondas de fora para dentro.

Um aquecimento por ondas eletromagnéticas é um processo aleatório, e além disso, os materiais não têm a mesma capacidade de absorção de ondas, sendo assim, esse é um processo de aquecimento irregular. Para contornar esse problema, a base dos micro-ondas apresenta um eixo giratório, isso aumenta as chances de estímulo de mais moléculas de água e gordura, resultando em um aquecimento uniforme.

 

A ORIGEM DO QUERIDINHO DA CASA

No final da década de 1940, os efeitos das ondas eletromagnéticas foram descobertos. Nesse período, Percy Spencer, engenheiro estadunidense, fez diversos experimentos com alimentos –chocolate, pipoca e ovo – com o objetivo de explorar formas de usar a radiação no aquecimento e no preparo dos alimentos. Após diversas tentativas laboratoriais, as conclusões de Spencer foram as de que ondas eletromagnéticas são capazes de aquecer os alimentos (de forma rápida) sem a existência de uma fonte de transmissão de calor.

 

NÃO COMPRO, PORQUE TENHO MEDO, PROCEDE?

Durante muito tempo, circulou o mito de que o micro-ondas era danoso à saúde. Bobagem. Isso porque o pai desse eletrodoméstico o inventou para que funcionasse à base de radiação não ionizante, como as ondas de rádio e as de luz, as quais não causam problemas degenerativos nas células. Segundo especialistas, as geradas pelo aparelho são muito baixas, e estão na mesma categoria das de energias, as quais somos expostos diariamente.

 

Para entender melhor, funciona como as ondas emitidas por smartphones, ou pelos fornos convencionais. E se você ainda tem medo dos micro-ondas, isso vai te acalmar. Ondas que podem estimular o surgimento de tumores são as ondas ionizantes – exemplo o raio-x, o raio gama do Hulk – essas sim são perigosas, e podem danificar o DNA e matar. E não se encontram presentes nos nossos queridinhos.

 

Contudo todo cuidado é pouco

Em relação aos acessóriosembora saibamos que não há com o que se preocupar com relação aos alimentos, por outro lado, o mesmo não pode ser dito em relação aos utensílios e acessórios voltados para micro-ondas. Por exemplo, sabe-se que a embalagem de alguns produtos libera substâncias e resíduos que podem comprometer o bom funcionamento do corpo, especificamente do sistema hormonal.

Em relação aos alimentos estudos têm sugerido que alimentos perdem parte dos nutrientes se aquecidos em micro-ondas, porém, esse efeito varia de acordo com o tempo de aquecimento e a temperatura atingidos pelo alimento. Além disso, não estão claros os efeitos das ondas eletromagnéticas sobre a concentrações de flavonoides (substâncias importantes no combate de doenças cardíacas, anti-inflamatória, antialérgica) dos alimentos. Existem estudos que dizem o micro-ondas aumenta a concentração desse composto nos alimentos, contudo, há outros que dizem que as ondas eletromagnéticas produzem o efeito contrário

 

RECOMENDAÇÕES BÁSICAS DE USO

Forno micro-ondas foram feitos para facilitar nossa vida, mas isso não significa que basta ligá-lo na tomada que a magia aparece. Assim, para que eles tenham uma vida longa e útil para nós são necessários cuidados básicos, a fim evitar riscos de acidentes graves. Quer aumentar a durabilidade do seu forno, então, siga essas 10 regras básicas:

 

1 – A primeira e mais importante de todas: leia atentamente o Manual de Instruções antes de usá-lo.

2 – Deixar o forno longe de fontes de calor e umidade excessiva, assim, você evita a deterioração do aparelho e contaminação dos alimentos com substâncias tóxicas.

3 – Aparelho nivelado evita vazamentos de energia do micro-ondas. Nada de colocar em local sem nivelação, portanto. 

4 – Não tente adaptar seu forno para condição embutida e se ele não tiver sido projetado para isso. Os de bancada, costumam apresentar um sistema de exaustão na parte traseira.

5 – Sempre aterre seu micro-ondas (o fio verde) para assegurar que acidentes com energia não ocorram. Na dúvida consulte o eletricista, porque além de ter um apoio especializado, você ajuda esse profissional.

6 – Energia e água combinam de forma geralmente catastrófica. Ou seja, nunca ligue o forno em locais que acumulam água.

7 – Micro-ondas deve funcionar somente cheio e com a base giratória.

8 – Recipientes para aquecimento devem ser sempre rasos, e prefira vidros temperados. Nada de papel alumínio, eles nunca podem entrar em contato com a parte interna do aparelho.

9 – Você pode até ser o prof. Pardal da sua casa, mas não faça adaptações para o forno. As marcas costumam fabricar acessórios adicionais especiais para cada modelo.

10 – Micro-ondas não é dispensa. A deterioração de certos materiais, como latas, pode liberar metal pesado, como o chumbo presente nas tintas, e consequentemente contaminar a parte interna do forno.

 

ESCOLHENDO DE ACORDO COM O IDEAL

Existem milhares de opções no mercado, e embora aparentemente todos sejam iguais, isso não é bem assim. Os modelos variam de acordo com a função, capacidade e tecnologia. A regra é básica quanto mais funções possuir, mais caro ele será.

Em relação às funções – as básicas de um micro-ondas são descongelamento, aquecimento e cozimento. Entretanto, alguns vem turbinados com a função grill, e para isso, são acompanhados de grade e espetos para essa função.

Quanto ao design – micro-ondas podem ser ótimas peças de acabamento na decoração, por causa do acabamento. Geralmente, os modelos de inox e aço escovado são os mais buscados, porém também são os mais caros. Podem ser de bancada e de embutir.

Capacidade – esse é o ponto mais importante na hora da compra, além do preço é claro. Preocupe-se, principalmente, com a capacidade, porque vai que você chega à casa, com aquela fome de final de balada, querendo comer tudo que vem pela frente, e nele não cabe aquela pizza que está guardada na geladeira?

Consumo de energia e potência – são importantes, já que os micro-ondas podem ser grandes vilões da conta de energia. Por isso, fique atento à classificação descrita na etiqueta do INMETRO que acompanham os modelos, as opções as notas A ou B são as melhores.