COMO LIMPAR SEU MICRO-ONDAS?

O forno micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais utilizados no dia a dia de todas as pessoas. Prático, compacto e eficiente, serve tanto para descongelar, aquecer e cozinhar diversos pratos de uma maneira rápida. No entanto, pelo uso constante, é normal que ele passe a acumular sujeiras em seu interior, em particular restos de alimentos e de gordura.

Obviamente, isso gera a necessidade de limpá-lo com frequência, para que, além de não contaminar a comida aquecida em seu interior, também seja possível mantê-lo por mais tempo conservado, afinal, não dá para sair comprando um aparelho novo a cada ano, muito menos é uma atitude ecológica, certo?

Pois bem. Pensando na melhor maneira de limpar o seu micro-ondas, preparamos algumas dicas que vão auxiliar nessa empreitada, que é mais fácil do que se pode imaginar. Vamos lá?

 

LIMPANDO O LADO DE FORA DO GABINETE

A limpeza da parte externa é sempre a que demanda menos complicação e experiência, por essa razão, deve-se sempre iniciar por ela.

Para começar, todos os fabricantes dão a mesma recomendação: tenha a certeza de que o aparelho esteja desplugado da tomada. Isso evita que possíveis acidentes elétricos ocorram com você.

Separe um pano limpo, dando preferência aos de microfibra – não arranham as partes cromadas ou de inox -, mas, não há qualquer problema em usar outro tecido, desde que tenha boa capacidade de absorção. Também reserve detergente neutro – fuja de qualquer produto de limpeza abrasivo, pois estes são indicados para limpeza pesada, e não é o caso do micro-ondas. Reserve, ainda, umas folhas de papel toalha, elas servirão para finalizar o processo.

Umedeça o pano e pingue algumas gotas de detergente nele. Em seguida, passe-o por toda a extensão do eletrodoméstico. Caso haja alguma sujeira mais grossa, que esteja difícil de remover, retire-a com o auxílio de bucha macia e umedecida. Depois, use uma ou duas folhas de papel toalha para dar aquele toque final.

 

A PORTA DE VIDRO DO MICRO-ONDAS

Qualquer limpeza de vidro é mais delicada, isso inclui a de micro-ondas. O mais recomendado é sempre recorrer a limpadores específicos, disponibilizados em borrifadores para agilizar a tarefa. Mas, nem sempre é preciso gastar com produtos, basta fazer o uso do há na despensa de casa. Vidros, assim como interiores de fornos elétricos, podem ser limpos com uma mistura de água e bicabornato de sódio – este tem o poder de dissolver gorduras e matar bactérias e eliminar fungos. Se associado ao vinagre, seu poder é potencializado. Logo, bastam 200 ml de água morna (um copo americano), uma colher (de sopa) do pó branco mágico – e barato – para fazer a limpeza da cozinha!

Coloque o composto em um dispersador, respingue na parte externa do vidro, deixando-o por 5 minutos. Retire com papel toalha.

Quanto ao painel de controle, tenha cuidado para não molhá-lo, pois pode danificar todo o seu sistema eletrônico (ou digital). Passe apenas um pano seco ou uma folha de papel toalha sobre ele, ok?

 

LIMPANDO O GABINETE DOS QUERIDINHOS

Micro-ondas devem ser limpos logo após o uso. Isso é uma regra descrita no manual do fabricante. No entanto, a gente sabe que a vida atribulada de todo mundo impede que isso seja feito. De qualquer modo, caiu comida ou líquido, limpe! Isso impede odores desagradáveis, manchas e crostas. Portanto, evite que o acúmulo dificulte qualquer processo de higienização semanal.

Outro ponto: nunca despeje água no interior do micro-ondas. Esse costuma ser um erro comum que danifica o eletrodoméstico, já que ocasiona, entre outros, corrosão.

Reforça-se: as partes elétricas de qualquer eletrodoméstico não podem ter contato com líquidos, pelo simples fato de estes serem ótimos condutores elétricos. Em outros termos, o resultado é o choque, por isso, NUNCA faça a limpeza o micro-ondas conectado à tomada (isso já tinha sido apontado no início desse artigo, não é excesso de cuidado reforçar, certo?).

Sendo assim, veja como se deve proceder! Antes de desconectar seu queridinho da tomada, coloque dentro dele um copo com água para aquecer, em potência máxima (70%), por 5 minutos. Acrescente à mistura umas gotas de limão ou uma colher de vinagre (o cítrico, ajuda a retirar os odores desagradáveis, e o vinagre amolece gordura). O vapor dispersado irá contribuir para a limpeza.

Em seguida, desplugue o aparelho. Retire o prato giratório, deixando-o resfriar sobre um pano seco, para evitar choque térmico (se levar direto para debaixo da torneira, quebra a bandeja!). Quando estiver totalmente resfriada, lave-a em água corrente com detergente líquido. Enquanto aguarda para realizar esse processo, pegue um pano úmido e passe-o por todo o gabinete do micro-ondas. Você verá que os excessos já estão amolecidos, mas, caso ainda encontre resistência para removê-los, repita o processo com a água, por mais 5 minutos.

 

SE NÃO PUDER FAZER LIMPEZA DIÁRIA, ELA DEVE SER SEMANAL

O recomendado, por razões de assepsia, é limpeza diária, já que o uso do micro-ondas é intenso em qualquer casa, e ele pode se tornar um foco de contaminação.

Agora, se não for possível mesmo, a limpeza semanal é obrigatória. Isso contribui com a durabilidade e facilita na hora de realizar aquela faxinona mais pesada.

Nesse sentido, alguns hábitos podem ajudar a postergar a limpeza para o final de semana.

Por exemplo, para evitar que muitos resíduos de alimentos de acumulem nas cavidades do forno, nunca coloque travessas diretamente sobre o prato giratório, vale a pena usar uma secundária maior (a menor, com o alimento, dentro da maior), para que, caso haja queda ou respingos de alimentos, estes seguirão diretamente para a bandeja sobressalente.

Se for descongelar ou aquecer pratos líquidos ou molhos – estes são os que mais sujam o interior do micro-ondas – use uma tampa protetora.  Se for aquecer ovos, tomates, embutidos ou mesmo batatas, procure furá-los com um garfo ANTES de serem postos para aquecer. Isso evita que os alimentos explodam e suje totalmente o interior do gabinete.

Por fim, por ser um eletrodoméstico de muito uso, como já citamos, ele tende a acumular odores desagradáveis. Sabe aquela dica de deixar janelas abertas para ventilar a casa? Pois bem, isso se aplica ao micro-ondas. Após fazer o uso dele, procure deixar a porta aberta uns minutinhos, assim, os cheiros incômodos irão embora.