FORNO MICRO-ONDAS X FORNO ELÉTRICO. QUAL O MELHOR?

Na hora de montar uma cozinha, surgem muitas dúvidas em relação aos aparelhos eletrodomésticos que devem ser adquiridos para compor o ambiente. Quer seja pela funcionalidade, quer seja pela decoração, hoje, os fornos são praticamente indispensáveis, já que eles agregam duas funções: a primeira e a mais óbvia, permitir a cocção dos alimentos; e a segunda, dar beleza a um dos locais mais visitados da casa.

Acontece que são tantos os modelos, marcas, funcionalidades e preços que fica difícil saber qual o melhor e mais indicado. E essa dúvida, em geral, pega no momento de decidir-se por um forno elétrico e um forno micro-ondas. Ainda que sejam muito semelhantes, há diferenças significativas entre ambos, e para saber qual é o mais adequado, é importante entender em que cada situação eles são recorrentemente utilizados.

 

MICRO-ONDAS: RAPIDEZ E PRATICIDADE

Para quem preza pela rapidez e pela praticidade na hora de aquecer ou mesmo descongelar alimentos, o melhor forno é o micro-ondas. Isso porque o aquecimento ou a cocção dele se dá por meio de ondas eletromagnéticas, as quais se propagam no vácuo, em uma velocidade média de 300.00km/s. Para ficar mais fácil o entendimento, é mais ou menos assim: essas ondas agitam as moléculas polares dos alimentos no interior do gabinete do aparelho, produzindo o calor que servirá para deixar a comida quentinha ou mesmo cozinhá-la.

Nesse processo, há uma grande vantagem: a agilidade, pois as tais ondas aquecem os pratos em uma velocidade muito maior do que em um forno convencional, a gás, ou mesmo elétrico. Não tem nem como compará-lo a outros nesse aspecto.

 

ESTILO E FACILIDADE DE USO

Além disso, o micro-ondas é compacto, ou seja, cabe em qualquer espacinho que se tenha na cozinha. Pode ser colocado em uma bancada por ser estiloso, ou embutido em um armário. Apresenta modo de temperatura e de cozimento automatizados, não aquece o ar na cozinha e descongela alimentos, sem contar que é bastante indicado no preparo de pratos com baixos níveis de gordura.

Fácil de manusear, tem botões de programação, os quais já acompanham display com tecnologia digital ou touch. Não requer manutenção pesada, mas a limpeza, se possível, deve ser diária (regra geral: caiu sujeira, limpe!). No máximo, higienize-o uma vez por semana.

Há muitos modelos e cores e o investimento é relativamente baixo, quando comparado a outros eletrodomésticos presentes em uma cozinha.

 

DESVANTAGENS

Bem, já deu para perceber que, mesmo com muitas qualidades em seu favor, o forno micro-ondas apresenta algumas limitações. Ainda que se possa fazer o cozimento de certos pratos, como macarrão instantâneo, alguns tipos de bolos, arrozes e receitas simples, não é possível assar ou grelhar carnes nele, por exemplo. Em outras palavras, há uma limitação nesse quesito.

Existe também o fato de que os pratos nele aquecidos esfriam muito rapidamente em decorrência do próprio processo de aquecimento por ondas eletromagnéticas. Isso sem contar que a mesma característica ocasiona ressecamento e um sabor incomum nos pratos, algo que não é observado em comidas preparadas em fornos ou fogões.

E tem mais uma coisinha: o forno micro-ondas não é eficiente, sob o ponto de vista energético. Traduzindo: consome 1000 watts de energia para cozinhar somente algumas batatas. Portanto, nada econômico para tempos de crise.

 

FORNO ELÉTRICO: DIFERENTES UTILIDADES

Com muitas utilidades, o forno elétrico pode, em um primeiro momento, parecer assustador para quem nunca teve um. Tão prático quanto o micro-ondas, ele garante uma vantagem sobre o seu opositor logo de cara: deixa os alimentos muito mais saborosos, sem retirar deles a consistência natural, graças ao funcionamento dele.

O forno elétrico aquece internamente com o auxílio de resistências internas, as quais distribuem o calor de maneira uniforme no interior do gabinete, garantindo sabor, maciez e crocância exterior aos pratos.

Outro ponto positivo em relação ao forno micro-onda é quanto à capacidade. Pode ser mini, médio e grande (20, 30, 40, 60 até 80 litros!). Há modelos de bancada ou de embutir, com acabamento em aço escovado ou inox. Costumam ser muito bonitos por virem equipados com uma tampa de vidro

 

FÁCEIS DE USAR

Tal como os micro-ondas, os fornos elétricos são de fácil uso, independentemente do nível de alta tecnologia empregado em cada um deles. A maioria massacrante conta com display digital, e os mais sofisticados com funcionalidade touch, autolimpeza programável, grades, bandejas e portas duplas.

E nesse sentido, os preços também podem variar, conforme as características e as marcas presentes no mercado. Alguns com funções extras como timer e controle preciso de temperatura (praticamente padrão de fábrica, são poucos os modelos que ainda não contam com essas funcionalidades, e por isso, nesses casos, costumam ser mais baratos, então, atente-se!). Também há modelos com várias resistências, ou grill – permitindo a gratinação dos pratos.

Quanto à limpeza, assim como os micro-ondas, devem ser higienizados logo após o uso, ou semanalmente, no máximo.

 

DESVANTAGENS

Obviamente, você já percebeu que os fornos elétricos não servem para o preparo rápido ou descongelamento de pratos, o que pode ser um entrave para quem precisa aquecer um alimento com agilidade. Além disso, por serem elétricos e demandarem altas temperaturas, não são econômicos energeticamente falando, ou seja, nesse quesito, estão lado a lado com os micro-ondas.

 

ENTÃO: QUAL DOS DOIS É O MELHOR? 

O ideal é que tanto forno elétrico quanto forno micro-ondas façam parte da composição da sua cozinha, pois cada um traz funcionalidades específicas para atender às necessidades mais básicas do dia a dia de qualquer família ou pessoa que mora sozinha. Por isso, o correto, mesmo, é ter os dois em casa.

No entanto, se a grana estiver curta ou não houver espaço suficiente para dispor de ambos, avalie o que será mais útil. Quem leva uma vida muito corrida e precisa descongelar comida

com frequência, sem dúvida alguma, tem de apostar em um forno micro-ondas. Por outro lado, para aqueles que gostam de cozinhar e possuem um tempo razoável para a atividade, o forno elétrico passa a ser um item indispensável. Para esse caso, vale a pena investir em um forno elétrico, porque ele garante mais possibilidades culinárias que o micro-ondas.

Agora, cabe a você avaliar o que melhor atende às suas necessidades.