OS 10 MELHORES COOKTOPS DE 2021

Cooktops são estão entre o que há de mais moderno oferecido na categoria fogões compactos e eletrodomésticos para cozinhas planejadas. Esses aparelhos chamam a atenção pelo formato inusitado – uma placa geralmente de vidro temperado escuro com circunferência de diferentes tamanhos, às vezes, sem grades e botões -, mas fácil de compreender como funciona.

Há modelos a gás (esses têm mais cara de fogão), à eletricidade ou por indução (os queridinhos contemporâneos), e os diferenciais deles são a economia de espaço e a praticidade na hora da limpeza. Exceto pelo modelo boca única, cooktops não fogem muito do padrão dos fogões convencionais. Contudo, as opções de funcionamento demandam condições específicas para uso e instalação, então, na hora da compra, pense bem nas condições de sua cozinha para recebê-los.

Esses eletrodomésticos despertam nossa curiosidade e interesse de compra principalmente pelo design elegante. Diante da larga procura pelos cooktops, escolhemos os 10 melhores oeferecidos no mercado nacional. Assim, confira a lista abaixo.

 

BRASTEMP

1 Modelo GDJ77AB, 4 bocas 

Esse aqui vai te deixar de queixo caído. O aparelho funciona por indução, é branco, feito em vidro, com cara minimalista, com um micro painel touch e números digitais.  O modelo vem com nove níveis de temperatura, função de fervura rápida, e timer individual sonoro. Mesmo assim, ele se destaca pelos sistemas Smart Zone e Power Booster. Com eles, é possível interligar as zonas de cocção e preparar alimentos maiores, e aumentar a potência do aparelho para 7.200W, respectivamente.

 

2 Modelo BDD75AEUNA, 5 bocas

O BDD75AEUNA funciona a gás, sendo sinônimo de praticidade na cozinha. Traz acendimento com apenas um giro leve dos botões, destacando-se pela funcionalidade entre as bocas – duas trazem aquecimento rápido e 3000W de potência; e as demais com semirrápido devido aos 1800W de potência. Além disso, a alimentação por gás permite a inclusão de bases

para as panelas, indicando ao usuário onde está a fonte de calor e conferindo estabilidade às panelas e segurança na cozinha.

 

3 Modelo BDT85AE Ative Touch, 5 Bocas 

Está entre os mais recomendados nos sites de vendas. Também é um modelo a gás, que conta com timer sonoro e grades individuais. Porém, nele a Brastemp se destaca, porque desenvolveu um arranjo dos suportes de panelas, de maneira que ampliasse lateralmente as chamas. Com isso, há aumento da potência individual das bocas, porque, quando ligadas simultaneamente, proporcionam o aquecimento por igual de panelas retangulares.

 

MUELLER

4 Modelo Tripla Chama, 5 Bocas

A gás, com queimadores ultrarrápido, um rápido e três semirrápidos. Ele é interessante por causa da segurança, uma vez que conta com seis pontos de apoio para as panelas, os quais são resistentes, práticos no momento da limpeza, imprimindo sofisticação ao aparelho. O destaque vai para o queimador ultrarrápido, com chama ampla, 3.600W, o que confere rapidez no preparo do alimento.

 

CONSUL

5 Modelo CDD75, 5 Bocas 

Com funcionamento a gás, tem cinco bocas com diferentes potências, as quais variam entre semirrápidas e rápidas, grades individuais, acendimento seguro com o giro dos botões. Esse cooktop se destaca pelo queimador quadrichama superpotente (com 3,3 kW de potência), e o botão “Controle Fácil”, que contém informações a respeito de diferentes tipos de preparo.

 

FISCHER

6 Modelo ‎25943-56251, 4 bocas  

Cooktop por indução, destaca-se devido ao do aquecimento ultrarrápido, nove níveis de potência e pela trava de proteção, e painel touch com números digitais. No quesito segurança, ele chama atenção por apresentar timer sonoro, sistema indicador de superfície quente e sensor de panela.

 

7 Modelo 1642-6985, 5 bocas, Fischer

É um modelo a gás, tanto de cozinha como natural, bem avaliado em relação ao custo-benefício e as fontes consultadas o recomendam por ser econômico em comparação aos modelos de sua categoria. Dentro de suas especificações, ele é bivolt e em relação aos queimadores quatro são semirrápidos e um rápido.

 

ASKOI

8 Modelo FC500P, 5 bocas

Pode-se afirmar que ele não perde para seus concorrentes. Tem grades apoiadoras estrategicamente distribuídas para aquecer panelas maiores, acendimento simples com apenas o giro do botão, design moderno com pés protetores do vidro, suportes são removíveis que facilitam a limpeza.

 

CADENCE

9 Modelo FOG601 Perfect Cuisine, uma boca

Embora tenha somente uma boca, é um dos mais procurados por consumidores. E por ser menor que seu irmãos acima citados, ganhou ainda mais visibilidade, porque tem a mesma precisão por causa do timer programável para até três horas, agilidade e segurança que os modelos com quatro ou cinco bocas, além do fácil transporte. Como funciona por indução, chega aos 240 ºC com facilidade. Apresenta-se nas versões 110V e 220V, e com potência de até 2000W.

 

TRAMONTINA

10 Modelo Slim Touch EI30, uma boca

A Tramontina promete transformar sua casa com esse cooktop. O modelo funciona por indução, e com ele é possível cozinhar fora de casa ou no camping, já que basta ter uma fonte de energia. Além disso, cabe nos menores espaços, pois se trata de um equipamento compacto. Funciona em 127V e 220V, tem painel touch e visor digital. Quanto aos acendimentos são; automáticos traz timer sonoro e nove funções pré-programadas. Uma graça que pode deixar sua cozinha ainda mais bonita.

 

RECOMENDAÇÕES FINAIS

Agora, é fundamental que fique claro que, antes da compra sempre esteja atento ao espaço onde você deseja instalá-lo, porque eles precisam de bancadas niveladas. Caso contrário os riscos de acidente são grandes, e com cozinha não se brinca.

Em relação à segurança, lembre-se de que os modelos com acendimento automático aquecem toda a superfície e, por isso, a utilização dos aparelhos merece atenção redobrada. Pensar na distância entre os queimadores também é recomendável, porque se você precisar de muito fogo e o “super queimador” não der conta sozinho, acender um ou mais queimadores pode resolver o seu problema.

Por fim, se você estiver pensando na aquisição de um modelo por indução, fique atento à conta de energia elétrica, pois, mesmo sendo os mais tecnológicos entre os cooktops, eles consomem muito. Sendo assim, não se esqueça de conferir na etiqueta do INMETRO, se ele é eficiente ou não.