COMO LIMPAR MEU COOKTOP?

Os cooktops caíram no gosto popular e isso se deve a uma série de vantagens, primeiro, são bonitos, modernos e representam praticidade no momento de planejar uma cozinha, em particular as que têm restrições de espaço. Isso porque eles podem ir sobre uma bancada de pedra, grande ou pequena; sobre uma ilha em cozinhas integradas às outras áreas da casa; assim como combinam demais com terraços gourmet – que podem apresentar dupla função: de cozinha ou churrasqueira.

Os queridinhos da vez são aquelas placas de vidro temperado, comumente na cor preta, com acendedores que lembram os dos fogões tradicionais. Por sua vez, os modelos por indução vêm equipados com um sistema touch, digital, que trazem somente a marcação de onde colocar os recipientes a serem aquecidos. Por isso, tornaram-se boas alternativas se comparadas ao modelo de fogão tradicional, com o qual as pessoas sempre estiveram acostumadas.

Agora, esses eletrodomésticos precisam de alguns cuidados com relação à limpeza, que deve ser feita com a regularidade de qualquer outro apetrecho do gênero, para garantir não apenas a higiene local e dos alimentos que nele são preparados, como também a sua durabilidade. Assim sendo, selecionamos os passos que devem ser seguidos para garantir que fiquem limpinhos, bonitos e sem nenhum risco no vidro. Acompanhe!

 

LIMPEZA DO COOKTOP NO DIA A DIA

É válido reforçar que a limpeza do cooktop tem que ser diária. Isso porque vai cair algum resíduo de alimento, gordura ou água durante o uso. É inevitável. E a regra é simples: sujou, limpou, preferencialmente, quando ainda estiver recente. Isso facilita a vida de qualquer pessoa que cozinhe, pois, além de não deixar um aspecto de descuido, a sujicidade ao ser removida na hora, não endurece. Se ficar para depois, na pressa, será bem mais difícil de ser retirada e pode até causar algum dano à placa ou aos acendedores (já que podem entupir da mesma maneira que em um fogão tradicional).

 

NÃO CAIA NA TENTAÇÃO

Agora, se não houver tempo hábil, na correria do cotidiano é algo comum sim, não caia na tentação de usar palha de aço para remover o “grude” que ficou para depois. Ainda que seja uma prática comum entre as pessoas, isso irá arranhar o vidro temperado. Outro erro muito recorrente é usar aquela faca, de pontinha fina, quase inofensiva, para remover alguma gordura que esteja encrustada no entorno das bocas. Não faça isso, de jeito nenhum! Além de promover ranhuras, costuma danificar outras partes do eletrodoméstico. Em outras palavras, a regra básica continua sendo a melhor: sujou, limpou.

 

MANCHAS DESAGRADÁVEIS: EVITE-AS

Também é importante estar atento ao que “cai” sobre o cooktop. Muitas vezes, aparecem do nada manchas desagradáveis de se olhar sobre a placa de vidro, as quais “achamos” que são resíduos de gordura ou de sabão usado durante a limpeza. E na verdade, costumam ser resquícios de substâncias alcalinas – leite, vinagre, café, água salgada, suco de tomate – que, se permanecerem por muito tempo sobre a superfície da mesa, ou mesmo nas demais partes, como as tampas e as grades dos queimadores, corre-se o risco de não saírem mais e danificar permanentemente o bonitinho.

 

ÁGUA MORNA E DETERGENTE BASTAM

Outro erro que não se deve cometer é fazer o uso de saponáceos, água sanitária e desengordurantes – ainda que os fabricantes desses produtos afirmem o contrário. Eles não são recomendados para limpeza de um cooktop. Quer manter o seu novinho por mais tempo? Água morna e detergente, de preferência neutro – são suficientes.

 

LIMPEZA DA PLACA DE VIDRO

Se a placa de vidro estiver muito suja, com o auxílio de uma esponja macia – não usar o lado áspero dela – passe uma misturinha do detergente (de forma econômica, ok?) e água morna. Faça movimentos circulares, com um pouco de pressão, e se houver a necessidade, deixe agir por alguns minutos. Depois, retire com um pano úmido. Repita esta última ação mais de uma vez, e finalize com papel toalha para dar aquele “brilho”. Certifique-se de que nenhum líquido tenha caído na parte interna do queimador, pois isso desregula as chamas. 

 

LIMPANDO OS QUEIMADORES, TAMPAS E GRADES

Quanto aos queimadores, tampas e grades, certifique-se de que todas estão frias, retire-as e lave-as normalmente, com água morna e sabão. De novo: nada de palha de aço ou produtos abrasivos, pois elas corroem as peças. E, caso isso aconteça, com o tempo, haverá acúmulo de gordura que, em contato com o fogo, ajudará na deterioração das peças. Em seguida, seque todas as peças, recoloque-as no cooktop e acenda cada queimador para retirar possível umidade.

 

COOKTOP ELÉTRICO

As recomendações são as mesmas que as anteriormente já citadas. No entanto, há alguns cuidados extras em cada modelo. No elétrico, o primeiro a ser observado é se o aparelho está totalmente frio, pois, choques térmicos podem ocasionar manchas nos vidros. Agora, se o seu for elétrico, por indução, o cuidado deverá ser redobrado. Nunca, mas nunca mesmo, utilize objetos metálicos durante o processo da limpeza, já que isso interfere na função de condução de calor por metais.

 

COOKTOP DE INOX

É o que mais pode apresentar danos quando o processo de limpeza não é feito conforme a recomendação do fabricante. Ele arranha e mancha com muita facilidade, logo, nada de abrasivos. Verifique se o modelo adquirido foi produzido com placa de ferro fundido. Nesse caso, é preciso que esfriem totalmente, uma vez que o contato com água fria ou mesmo morna pode gerar rachaduras.

 

COOKTOP POR INDUÇÃO

A limpeza dele tem de seguir à risca a todas as recomendações anteriores, e a mais algumas. Primeiro, não se esqueça de que ele deve estar frio para esse procedimento. E, por se tratar de uma tecnologia que induz o calor por meio de uma parte específica do eletrodoméstico, não se deve usar, em nenhuma hipótese, muita água no processo de limpeza, pelo fato de os excessos danificarem a função indutora. Aqui, um pano úmido com um pouco de detergente já vale. Se estiver muito sujo, repita a operação quantas vezes forem necessárias. E, para finalizar, arremate a com papel toalha.