Faça uma pizza napolitana em casa: um guia completo!

pizza napoletana caseira no forno

Procurando fazer em casa uma pizza napolitana clássica de mozzarella, tomate e manjericão? A pizza é uma das escolhas alimentares mais populares na Itália. Na verdade, é tão amada que todos os anos há uma famosa competição para ver quem pode fazer a melhor pizza napolitana. Uma pizza napolitana também é comumente conhecida como Margherita ou torta de tomate italiana devido à sua simplicidade e aderência aos ingredientes tradicionais napolitanos, como o tomate San Marzano, a Mozzarella fresca de Búfala Campana e o manjericão fresco. Há muitas variações sobre este tema, mas todas são consideradas autênticas pizzas napolitanas. Há três elementos-chave para fazer a autêntica pizza napolitana:

pizza napoletana caseira no forno

A massa de pizza perfeita

A massa de pizza perfeita deve ser macia e elástica. A massa é amassada à mão e utiliza apenas farinha italiana “00” e sal, água e um fermento natural. A massa deve ter um conteúdo muito baixo de glúten, pois muito glúten tornará a massa muito elástica e resultará em uma crosta de pizza mastigável. A massa  deve ser macia, com alto teor de água, de modo que seja leve e fácil de manusear. Depois de amassada, a massa deve ser deixada levedar por um mínimo de duas horas, depois deve ser deixada em repouso por mais duas horas na geladeira.

Autêntico molho de tomate napolitano

O autêntico molho de tomate napolitano deve ser feito com tomate San Marzano e alguns outros ingredientes como alho, sal, orégano e manjericão. O tomate San Marzano é cultivado no solo vulcânico próximo ao Monte Vesúvio, na Campânia, Itália. Eles têm um alto teor de água e uma acidez muito baixa, de modo que eles fazem a base perfeita para o autêntico molho de tomate napolitano. O autêntico molho de tomate napolitano é cozido lentamente até ter uma consistência espessa e cremosa que é perfeita em uma pizza napolitana.

Mozzarella fresca com manjericão

A Mozzarella fresca com manjericão deve ser levado à temperatura ambiente antes de ser colocado sobre a pizza. Se a mozzarella ainda estiver fria, fará com que a massa da pizza rasgue; uma pizza napolitana é assada em forno à lenha a temperaturas muito altas por apenas 90 segundos. Para garantir que o queijo não fique tostado, a pizza é colocada no meio do forno onde a temperatura não é tão alta.

A melhor maneira de assar uma pizza napolitana em casa

Para os melhores resultados, crie a massa, molhe e prepare todas as coberturas na noite anterior ao cozimento da pizza. Isto permitirá que a massa cresça e ajudará a criar a pizza napolitana perfeita. A pizza napolitana é melhor assada em forno à lenha porque a alta temperatura vai assar rapidamente e produzir uma crosta fina e crocante. Se você não tiver um forno à lenha, sua melhor opção seria uma pedra de pizza em seu forno. Se você não tiver uma pedra de pizza, você poderia usar uma assadeira. Asse a uma temperatura muito alta (450 graus) para obter alguns dos mesmos resultados que um forno a lenha, mas a crosta de pizza não será tão crocante.

Outras autênticas coberturas de pizza napolitana

Outras autênticas coberturas de pizza napolitana incluem salame, anchovas e alho, salsa e queijo Parmigiano. O salame é uma cobertura comumente usada e muitas vezes é fatiado e cozido ao lado da pizza. Os biqueirões também são comumente usados como cobertura adicional. Tradicionalmente, eles são salgados e cozidos na pizza enquanto outras coberturas são cozidas com a pizza, mas em uma frigideira separada. Alho, alecrim e queijo parmesão são freqüentemente usados como cobertura, mas são cozidos com a pizza.

Conclusão

Uma pizza napolitana é uma das pizzas mais apreciadas na Itália. Ela é simples em seus ingredientes e preparo, mas tem um apelo enorme. Fazer uma pizza napolitana em casa não é tão difícil quanto pode parecer. O segredo é deixar a massa crescer e depois deixá-la descansar no refrigerador por pelo menos duas horas. Quando estiver pronto para assá-la, você pode usar um forno à lenha ou uma pedra de pizza em seu forno normal.