COMO LIMPAR FORNO ESTEIRA

O forno esteira tem sido um investimento perfeito para quem tem negócios no setor de pizzaria, padarias, cafeterias, restaurantes e até mesmo hotéis. Ele também tem sido a opção para aqueles que desejam montar um estabelecimento dessa natureza, em particular pela versatilidade desse equipamento.

Com uma capacidade enorme – os modelos mais simples podem de 60 pizzas grandes, aquelas de até 8 pedaços; já os mais robustos atendem a uma demanda de até 120 por hora. Isso sem contar que também assumem a cocção de esfirras – e aqui algum produzem até 600 unidade por hora. Ou seja, mesmo com um investimento inicial elevado de, no mínimo R$ 5.000,00, os fornos tipo esteira trazem retorno para o negócio.

Além disso, são fáceis de manuseio e de instalação, mas muitos empreendedores que desejam adquirir um para os seus estabelecimentos, ficam com a dúvida se devem ou não investir, também por questões de higienização. Como se trata de uma peça de médio e grande porte, muitas vezes se questionam se não será mais um gasto a ser agregado nas contas ao final do mês.

Mas calma, o forno esteira, assim como não precisa de um especialista para manuseá-lo, também não requer um expert em limpeza. Dá um trabalhinho, é claro, no entanto, quando considerado apenas esse aspecto, pode comprar de olhos fechados, e sem medo de usufruir todas as benesses que o forno pode trazer. Vamos entender um pouco mais sobre o forno esteira e quais são as etapas para você fazer a limpeza do seu, sem qualquer tipo de receio.

 

PRIMEIRO: RELEMBRANDO A EFICIÊNCIA E MUITA ECONOMIA OFERECEIDAS

Como produzem cerca de 1 pizza por minuto, os mais leigos costumam imaginar que talvez consumam muita energia ou gás (sim, os fornos esteiras são encontrados nas duas versões, sendo que o elétrico costuma possuir uma potência entre 7,8Kw, com frequência média de 60 Hz). Traduzindo em miúdos, com essas especificações técnicas, não acrescentam mais do que R$ 0,10 centavos em cada pizza, o que demonstra não apenas a capacidade de produção em escala, como a eficiência. E isso em tempos de alta na conta de luz, faz valer realmente a compra.

 

O MANUSEIO

O manuseio de um forno esteira é muito simples e não é necessário um colaborador especialista para essa finalidade. Todos os produtos podem ser assados diretamente na esteira, e por isso, dispensa-se o uso de qualquer tipo de bandeja, por exemplo. Como em geral eles contam com sistema de parada e reversão não há qualquer tipo de risco para os funcionários durante o período em que o forno está em uso.

 

A LIMPEZA DEVE SER PLANEJADA

Para efetuar a limpeza do seu forno esteira o primeiro passo é a verificação do modelo que você tem no seu estabelecimento. Modelos como os comercializados por algumas marcas como a Pizzatec, não precisam de desmontagem. O acesso à esteira e às bandejas se dá pela gaveta. E como a própria empresa afirma, é totalmente segura a retirada dessa peça.

No entanto, outros fornos esteiras necessitam que as tampas de proteção laterais da esteira precisam ser retiradas. Logo, é fundamental que a limpeza aconteça de maneira planejada – será preciso, pelo menos, de 2 horas para todo o processo. Como a assepsia precisa ser realizada com frequência, o melhor é organizar sempre no início da semana, assim, ele fica em ordem para os dias de trabalho que se seguirão.

 

DEVO USAR ESCOVA ESPECÍFICA PARA A TAREFA?

Caso o seu forno esteira não seja desmontável, o ideal é ter sim uma escova comercializada especificamente para essa função. Em geral, elas costumam ter um cabo alongado, e cerdas grossas e resistentes que retiram as sujeitas mais encrostadas. Cabe destacar que o próprio fabricante não recomenda uso de pás, ou panos úmidos, ou qualquer produto abrasivo. Reforçamos: nesse modelo de forno esteira.

 

O MEU MODELO É DESMONTÁVEL: COMO LIMPAR?

Aqui precisamos daquela organização que falamos no início do artigo. Será necessária uma chave de fenda adequada aos parafusos que ficam nas laterais da tampa de proteção (normalmente são as de modelo philips, já que ela precisa ser removida para que se retire, de fato, a bandeja para a lavagem.

Em seguida, verifique se o forno está desconectado da fonte de energia (se o modelo for a gás, tenha o cuidado redobrado, tanto com o acionamento do GLP e a fonte de energia do painel).

Também organize luvas para proteger as mãos, pois costuma haver muito acúmulo de gordura no fundo da bandeja. Atenção: não perca os parafusos, deixe-os em um potinho para que não ocorram imprevistos! Aqui também está liberada a compra de um desengordurante específico para limpeza de chapas e esteiras. Há alguns no mercado que são em forma de spray e facilitam muito na hora de higienizar tanto as peças que vão sendo desmontadas como a esteira e a parte externa do forno.

Após a retirada da proteção lateral, é a vez de soltar a corrente que aciona a engrenagem da esteira. A corrente (ou correia como verificamos em alguns manuais), é igualzinha a de uma bicicleta. Basta soltá-la da esteira, e nem precisa limpá-la.

 

RETIRANDO A ESTEIRA

Para retirar finalmente a esteira, ainda será preciso desparafusar mais duas proteções que ficam na parte externa, feito isso, já é permitido retirá-la. Faça isso com muito cuidado, e caso seja a primeira vez, conte com a ajuda de um colaborador.

 

RETIRANDO A SUJEIRA

Feito esse processo, aplique o desengordurante em todas as peças avulsas, na esteira, na grelha, e na parte interna e externa do forno. Não se assuste com a quantidade de gordura, pois é normal o acúmulo. Com um pano úmido, vá retirando aos poucos a sujidade de todas as peças. Também não se esqueça de limpar toda a parte externa do forno.

Não use esguicho de água, algumas pessoas incorrem nesse erro e correm o risco de danificar profundamente o forno! Tenha paciência, e use apenas desengordurante e pano úmido. Repita a aplicação do produto e do pano úmido até a retirada total de toda a sujeira.

Mais uma coisa, nada de usar facas, abrasivos, palha de aço, afinal, o investimento tem que ser preservado, não é verdade?

 

FINALIZANDO O PROCESSO

Feito todo o processo, basta recolocar a esteira e a grelha internamente, assim como a corrente que aciona o funcionamento dela. Em seguida, parafuse novamente as tampas e laterais protetoras. E prontinho! Viu como é fácil?