FORNOS DE EMBUTIR

Um dos pontos centrais de uma cozinha funcional são os fornos. A depender do espaço disponível, o tamanho pode ser o maior problema. E se este é o seu caso, e precisa reestruturar seu espaço, que tal os modelos embutidos? Pois então, o mercado tem dado uma forcinha para os consumidores, oferecendo modelos adaptáveis às diferentes necessidades dos ambientes comerciais cada vez mais caros – próprio ou alugado – e menos espaço para acomodação de equipamentos.

Os fornos embutidos são as melhores opções no quesito adaptabilidade, pois servem tanto para serem alocados apartamentos pequenos, como em estabelecimentos de praça de alimentação dos shoppings. Porém, nem tudo são flores e eles também têm suas desvantagens. Assim, trouxemos uma análise de prós e contras dos fornos embutidos disponíveis no mercado, e esperamos que ela te ajude na decisão sobre esse investimento. Confira a seguir!

 

VANTAGEM É O QUE NÃO FALTA

Cabem em qualquer lugar. Não há dúvidas de que a adaptabilidade é a maior vantagem deles, uma vez que podem ser instalados em qualquer cozinha ou espaço gourmet.

Isso porque os modelos variam (em centímetros) entre 46 de largura x 37 de profundidade – os menores, podendo ultrapassar 80 de largura x 65 de profundidade. Além disso, podem ser instalados tanto em armários, bancadas de cozinhas planejadas ou comerciais, churrasqueiras.

Temperatura ideal com rapidez e aquecimento mais uniforme. Fornos de embutir não perdem em nada para os móveis e superam a potência dos modelos convencionais. E nesse ponto aqui cabe ressaltar os recursos dos modelos a gás ou energia elétrica.

Eles apresentam painel touch inteligente, com regulagem do aquecimento independente entre as partes inferior, superior e interna.

Além disso, conservam o calor por mais tempo depois de serem desligados e as versões elétricas podem apresentar também a função grill.

Agregam estilo e evitam lesões. O design embutido é um grande ponto da cozinha contemporânea, proporcionando elegância e um apelo estilo à cozinha. Por exemplo, os modelos da Wolf são considerados referência nos quesitos acima. Por serem discretos, os fornos embutidos ficam bem em qualquer cozinha.

Podem ser pensados também para ergonomia da atividade do dia a dia. Assim, se instalados na parte mais alta de um móvel ou parede, contribuem para reduzir dores advindas de doenças articulares causadas pelo esforço repetitivo.

Segurança. Acidentes com fornos são frequentes, e por isso, é fundamental que eles atendam a requisitos básicos. Nesse aspecto, os de embutir contribuem com isso, já que em alguns a área de contato limita-se à parte frontal e interna do aparelho, minimizando bastante os riscos de acidentes com queimaduras, em comparação aos tradicionais. Aqui o destaque vai para os modelos a gás e para os elétricos que possuem timer para programação de desligamento automático.

Manutenção mais fácil. Modelos de embutir são feitos de aço inox escovado, contam com sistemas de prateleiras em diferentes níveis de altura, que impedem o contato entre os alimentos e as paredes do forno. Além disso, se forem a gás ou elétricos, garantem mais praticidade na limpeza, por não gerarem as costumeiras fuligens.

Agora, nesse quesito, os modelos a gás e a eletricidade também são os melhores. A maioria deles possui sistema autolimpante, bandejas removíveis, ou deslizantes, aparadoras de resíduos. E os que contemplam a função grill têm bandejas adaptadas para coleta de gordura, tudo isso para descomplicar a limpeza do equipamento. Outro ponto interessante é a higiene porque, por possuírem grades internas, estas impedem o contato dos alimentos com possíveis resíduos. Destaque para as paredes esmaltadas as quais não acumulam gordura.

Versatilidade. Os fornos de embutir contribuem com a melhoria da organização e também da decoração na cozinha. Por exemplo, a divisão de forno e fogão divide as áreas de preparação, reduz a aglomeração em um mesmo ponto da cozinha, e evita acidentes. Além disso, alguns modelos são híbridos, permitindo o uso de diferentes fontes de combustível, gás, eletricidade ou à lenha (sim!, existem os fornos de embutir à lenha). Todos contribuem para o aquecimento uniforme, conferindo cocção completo a todos os pratos.

 

E QUEM AMA OS MODELOS RÚSTICOS, SERÁ CONTEMPLADO!

Se você ainda assim não abre mão da rusticidade dos fornos à lenha, saiba que não ficará na mão! De qualquer maneira, assim como os mais tradicionais, trazem sistemas de limpeza com prateleiras, gavetas para organizar a lenha.

Além disso, são funcionais, e no quesito beleza, não perdem em nada para aqueles vistos nas casas de campo: tem bancada de granito, janelas de vidro e painel com controle de temperatura.

No mercado, há algumas marcas ofertadas, porém, não são tão compactas, é preciso ajustá-las ao ambiente.

 

FORNOS DE EMBUTIR TÊM SOMENTE VANTAGENS MESMO?

Bom, é claro não, ainda que a balança tenda para o lado positivo. E o peso disso depende muito da sua intenção de compra. Por exemplo, os principais problemas ficam a cargo da instalação e da limitação da capacidade, independentemente da fonte combustível utilizada.

Nesse contexto, para ter um forno de embutir na sua bancada, por exemplo, será necessário contratar mão de obra especializada, para que não ocorram problemas relacionados às perdas, tanto de eficiência quanto de combustível, ou ainda, acidentes graves durante o manuseio.

Em relação à capacidade, são criados para se adequarem aos ambientes limitados, por isso, estáticos e não permitem empilhamento. Nesse sentido, um projeto de instalação é pré-requisito antes da aquisição. Cada forno tem suas especificações técnicas as quais precisam ser

respeitadas, caso contrário, haverá grandes chances da compra sem planejamento se tornar um pesadelo.

RESUMO DA ÓPERA

Então, você que nos lê, embora os fornos de embutir pequem em capacidade, despendem inúmeras vantagens. Eles são interessantes do ponto de vista estético, porque contribuem para as possibilidades decorativas, harmonização com outros aparelhos, e elegância do ambiente.

Sob o ponto profissional, eles contribuem para melhorar o espaço de circulação e prevenção de acidentes, sem contar que esses fornos aceitam lenha!!, gás ou eletricidade como combustíveis. Assim, comprar um forno de embutir é garantia de felicidade com a aquisição.

Então, escolha o melhor modelo que atenda tanto suas expectativas quanto às necessidades!