Fornos portáteis para pizza, vale a pena?

Pizzas para que te quero!

Momentos em família ou aquela reunião divertida entre os amigos, pedem uma pizza crocante e quentinha. Quem não gosta disso, hein? Pois bem, cada vez mais as pizzas ocupam espaço no cardápio das famílias brasileiras – e o Brasil está entre os maiores consumidores desse prato no mundo, certamente, motivado por influências culturais históricas, observadas nas reuniões em família e amigos, além de ser um excelente momento para estar consigo mesmo, escutando sua playlist preferida. Sem falar na praticidade, na limpeza da cozinha, e nada de pilhas de louça para lavar ao final.

Agora, ter espaço é fundamental em qualquer cozinha, mas nem sempre esse é o cenário perfeito. Dependendo do tipo de ambiente, torna-se muito difícil seguir à risca todas as recomendações para ter a cozinha e o forno adequados, especialmente nas grandes cidades. Por exemplo, São Paulo, o espaço é escasso, e nesse ponto, pequenos estabelecimentos sofrem para se adequar às condições básicas, e as pequenas famílias ficam dependentes de pizzarias.

Porém, há outros aspectos relevantes a serem apresentados como: os custos com o preparo, com a aquisição de um bom forno, os impactos no meio ambiente. Acontece que o prazer em acompanhar o processo desde o preparo até o gran finale sempre compensa! Nesse sentido, preparamos nesse post uma solução para quem não quer – e nem pode – investir muito para ter esse prazer à mesa. Vamos lá?

 

Por que portátil?

São óbvias as razões do porquê de as lojas e as casas pequenas não contemplarem fornos à lenha ou industriais a gás. Mas isso não é impedimento para preparar uma deliciosa pizza caseira, certo? Já levou em consideração um forno portátil? Atualmente, o mercado conta com modelos para todo tipo de ambiente, desde a linha industrial até para pequenas produções, incluindo a cozinha familiar. Por exemplo, fornos a gás portáteis são versáteis e adaptáveis e indicados principalmente para locais com espaço pequeno e movimentação alta de pessoas e objetos. Nesse sentido, se comparados aos fornos caseiros, os portáteis são melhores porque atingem temperatura maior e são esteticamente agradáveis. Dentre as vantagens dos portáteis, alguns possuem uma pedra cerâmica – assim atendendo às necessidades de preparo de pizzas pode ser aquecida tanto em fontes de carvão, lenha ou o próprio gás.

Além disso, os modelos produzidos em aço inoxidável e pintura epóxi são mais duráveis, e apresentam higiene adicional contra a contaminação de alimentos. Alguns deles vêm equipados com sistema de registro de emissão de fumaça, termostato e ajuste de ventilação duplo. No aspecto economia, eles são excelentes, já que não demandam custo de mão de obra com alvenaria, e apresentam baixo custo de manutenção e limpeza. Em outras palavras, são uma excelente alternativa para o preparo de pizzas em casa e em pequenos comércios, e para redução dos impactos na natureza, e no bolso, claro.

A maioria dos modelos traz como benefícios a resolução do espaço e do transporte. Por serem pequenos e leves, variam entre 35 e 40 cm de altura, 30 e 60 cm de profundidade e pesam pouco mais de 20 kg. Além disso, ocuparem o espaço de uma panela grande e são econômicos, pois há modelos que, com um botijão de 2kg, assam cerca de 400 pizzas! Pouco poluentes, utilizam o gás como combustível para o queimador. Por fim, considere a limpeza: são de fácil manuseio, agilizando o processo de manutenção.

 

Opções de mercado

Fizemos uma busca rápida sobre modelos e preços e selecionamos para você alguns dos que mais chamaram nossa atenção, acompanhe a seguir.

  

Pizzacraft – Pizzeria Pronto Stovetop Pizza Oven

Esse modelo é bem avaliado por ser portátil, rápido, capaz de assar uma pizza em seis minutos. Perfeito para quem é fã de pizza caseira com borda crocante, e versátil porque funciona diretamente sobre as bocas de um fogo comum – exceto os elétricos. Em relação à potência ele atinge até 315 ºC. Logo, essa “traquitana” parece excelente para assar pizzas em casa ou em pequenos restaurantes.

 

Fornos Forth – fornos de pizza a gás

De acordo com o fabricante, seus fornos são tidos como robustos e práticos e ecologicamente corretos. Seus três modelos são de fácil manuseio, eficientes, de limpeza prática e por funcionarem com gás oferecem baixos níveis de poluição. A potência deles varia entre 180 e 230 °C, com opção de marcador de temperatura analógico ou digital. Além disso, devido ao tamanho e eficiência são recomendados para cozinhas de diferentes tipos de estabelecimentos comerciais, do pequeno ao grande evento.

 

Saro – Forno Compacto Paulistano de pizza a gás

A principal vantagem desse modelo é ser capaz de assar massas em 1,5 minuto! Ideal para quem depende de alta produtividade, mas dispõe de pouco espaço físico e pouca ventilação como shoppings, buffets e restaurantes. Em relação à capacidade, esse forno assa pizzas com até 35 cm de diâmetro! Outras características marcantes são os queimadores central e lateral, os quais garantem uma pizza suculenta com bordas crocantes, o pegador é anatômico e anti-queima, e o funcionamento se dá com botijões a partir de 13 kg.

 

Então, o forno portátil vale a pena?

Com base nas informações anteriores, fica claro que fornos portáteis para pizza são superiores aos fornos convencionais e têm características suficientes para competir com modelos tradicionais.

Nesse sentido, fornos portáteis perdem em competitividade para os modelos industriais e à lenha, por questão de espaço. Entretanto, o forno portátil é uma alternativa interessante para preparo – principalmente caseiro – de pizzas macias por dentro, com borda e queijo crocantes, já que podem chegar a 350 ºC com um forno portátil.

No aspecto versatilidade eles são práticos e de fácil manuseio. Ecologicamente, são bem avaliados porque apresentam baixa emissão de poluentes.  Adicionalmente, esses fornos têm como vantagem a mobilidade: é possível levá-lo para onde você quiser, nas férias ou para a casa de amigos, espaço gastronômicos, ou seja, são equipamentos polivalentes.

Ou seja, fornos portáteis são muito úteis aos amantes da cozinha, amadores ou profissionais, já que se adequam facilmente a todos os ambientes e atendem perfeitamente às expectativas dos apreciadores de uma boa pizza. Por fim, ainda contam com a vantagem de serem econômicos, pela rapidez no preparo e valor de mercado acessível.