OS MELHORES FORNOS ESTEIRA COM INFRAVERMELHO

Fornos esteira são as melhores opções para quem tem um negócio no ramo alimentício voltado para a produção de pizzas, esfirras e outros tipos de massas. Isso porque as vantagens estendidas a eles são inúmeras, quando comparadas às atribuídas aos fornos comuns. Eles garantem não apenas o aumento na produtividade no negócio, a economia com relação aos custos, como também ajudam a elevar a fidelização dos clientes, uma vez que é possível a entrega de produtos de altíssima qualidade.

Há vários modelos de fornos esteira no mercado, indo dos menos robustos – para empreendimentos de pequeno porte como cafés; aos mais sofisticados; e nesse caso, tornam-se ideais também para padarias, restaurantes e hotéis. Para ambos, existem os fornos esteira com infravermelho – um modelo que traz um recurso tecnológico que garante, entre outros, uma produção sem fumaça, sem sujeira e com muito sabor.

E nesse sentido, se você pensa em adquirir um forno esteira com infravermelho, precisa saber como ele funciona, quais os benefícios e os melhores do mercado. Para auxiliar nessa empreitada, selecionamos algumas marcas e modelos mais vendidos no mercado hoje. Vamos lá?

 

PRIMEIRO: O QUE É UM FORNO ESTEIRA COM INFRAVERMELHO?

Um forno esteira com infravermelho é um equipamento com grande diferencial, já que esse recurso – o infravermelho – permite um assamento uniforme, uma vez que o calor não vem de baixo para cima como nos fornos esteira comuns. Ele é distribuído nas laterais, onde estão localizados os infravermelhos e, em alguns casos, na parte superior do forno, o que torna possível, também uma regulagem individual de cada um deles. Isso permite, entre outros, uma diversificação nas características da cocção. Ou seja, dá para escolher tostar mais a parte de baixo da massa ou gratinar os recheios dela, tudo em uma velocidade associada ao controle da temperatura da câmara.

Vale destacar que a manutenção e a limpeza são bastante otimizadas, pois os fornos em geral são desenvolvidos em módulos independentes. Basta uma simples desaperto e reaperto dos parafusos que eles podem ser retirados e recolocados. E o melhor: algumas marcas como a TECNOPIZZA não tem nem necessidade de desmontagem para fazer a higienização do forno.

 

QUAIS OS MELHORES FORNOS ESTEIRA COM INFRAVERMELHO?

Dentre as marcas campeãs estão Ceres, Piccolo, TECNOPIZZA e Cristal Aço, mas há outras menos “badaladas”, que cumprem bem o papel de entregar um equipamento com alta qualidade e perfomance. Veja algumas a seguir!

 

FORNO A GÁS INDUSTRIAL DE PIZZA CRISTAL AÇO COM INFRAVERMELHO

Se a sua necessidade é assar pizzas, esse modelo da Cristal Aço é altamente recomendável. Muito ágil, por ter uma pedra em seu interior, cuja função é a armazenam do calor e uma cocção uniforme. Assa em 2 a 3 minutos, sendo que, nas massas totalmente cruas, segundo o fabricante, o tempo total é de 9 minutos.

Montado totalmente em aço inox 430, tem alimentação a gás, com tampa frontal em vidro com sistema de abertura de guilhotina com contrapeso, algo que facilita a visualização do preparo do produto. Conta com dois queimadores: um a gás e outro infravermelho.

Agora, se o seu negócio comercializa outros tipos de pratos para além de pizzas, não é recomendável, pela capacidade dele.

 

FORNO ESTEIRA INFRAVERMELHO CGE 32 A GÁS GRAN CERES

Com assamento por meio de células infravermelhas, tem esteira com largura útil de 32 cm, sendo ideal para pizzas e esfirras com até 30 cm. Conta, em seu túnel de aquecimento, com 4 infravermelhos, cada qual com controle individualizado. Acompanha um termômetro de 500°C, já que sua temperatura pode alcançar esse número. Produzido totalmente em aço inoxidável AISI 430. É bivolt, traz 2 telas de cocção.

Os sistemas do túnel de aquecimento e o da esteira são independentes, sendo a esteira motorizada com controle de velocidade, que varia de 1 a 16 minutos, e chave de inversão de sentido. Módulos e motores são independentes, o que facilita, por exemplo, uma substituição da esteira, caso haja a necessidade. Permite acoplar cavalete e esteira especial sem tela.

 

FORNO ESTEIRA INDUSTRIAL INFRAVERMELHO 40cm ESTEIRA TURBO PICCOLO

Ideal para pizzas, não produz nem fumaça nem sujicidade, o que faz dele perfeito para locais pequenos ou com baixa ventilação. O acendimento é automático, com baixo consumo, o qual fica na casa dos 500gr/h (gás), e conforme o fabricante, isso confere uma economia de até 30% em relação aos modelos da concorrência.  É 100% feito em aço inoxidável 304. Tem visor digital com 5 velocidades.

Com ajustes de calor tanto superior como inferior, permite o controle sobre o cozimento.  Comporta pizzas de até 40 cm de diâmetro, uma vez que a esteira tem largura de 43 cm. O comprimento total dela, já com a bandeja é de 110 cm, e a capacidade de produção, em massa crua, atinge 70 pizzas por hora; se a massa for pré-assada, o número sobre para 100 pizzas por hora. Caso trabalhe com esfirras, é possível assar até 1.400 por hora! Além disso, atinge até 350°C.

 

FORNO ESTEIRA TP 40-80 MAXX TURBO ELÉTRICO TECNOPIZZA

Com alta produtividade, assa até 70 pizzas ou 700 esfirras por hora (com variação de acordo com o tipo de massa, se crua, ou pré-assada), possui um sistema Stand by que garante a redução de consumo durante os momentos em que a máquina estiver ociosa. Traz controladores digitais para configurar a temperatura, a velocidade e o calor internos.

Totalmente produzido em aço inoxidável 430 e 304, a largura é de 100 cm, com altura de 46 cm. Seu comprimento total chega a 115 cm, com peso de 150 kg.  Por sua vez, a esteira mede 200 cm, incluindo o aparador e o túnel fica na casa dos 80 cm. O modelo é 220 volts, cuja potência máxima alcança 11.900 mil watts, o que não assusta na conta de energia, pois o consumo médio mensal é de 6kw por hora.

Com um exclusivo sistema de limpeza – sua gaveta é de fácil acesso, o que dispensa a necessidade de desmontagem do forno, diferente da maioria dos modelos ofertados no mercado. Além disso, o controle da velocidade da esteira é totalmente digital, o que ajuda na hora de escolher a distribuição de calor para a cocção específica da massa.